segunda-feira, 16 de março de 2009

PERGUNTINHA DETESTÁVEL!!!

Hoje vou deixar de lado a poesia e as reflexões profundas e falar de algo mais ameno. Falarei sobre um assunto do qual não entendo lhufas, mas que todo mundo adora, ou quase todo mundo, exceto eu e uns poucos e bons que andam por aí.
E o assunto é... futebooool!!!
Sinceramente, não suporto. Mas pior do que o jogo em si, é o fanatismo das torcidas, essa esquizofrenia, que vira obcessão, se transforma em cegueira e metamorfoseia-se numa lamentável e sanguinária agressividade, chegando muitas vezes, infelizmente, ao seu clímax com a morte de alguém num estádio qualquer da vida.
Forte não?
Tudo bem, eu falei que o assunto ia ser ameno, mas é que começar a falar desse fanatismo me revolta. Afinal, também tenho que justificar de alguma forma minha aversão pelo futebol e quem me conhece sabe que eu sou chegado num bom drama, gosto de pincelar tudo com cores fortes, até mesmo os assuntos pretensamente amenos.
Mas vamos ao X da questão, o que realmente me trouxe aqui hoje.
Algo que me incomoda profundamente é quando alguém me pergunta pra que time eu torço, isso pra mim é um constrangimento. Como explicar no país do futebol que eu não torço pra time nenhum, nem sequer gosto de futebol.
As vezes gaguejo, fico sem graça, outras, respondo irritadamente, que detesto futebol e muito menos torço pra algum time. Mas tem momentos que essa pergunta é uma verdadeira "sinuca de bico".
Explico-lhes por que:
Moro no Rio Grande do Sul, estado onde o fanatismo entre as torcidas gremista e colorada é equivalente aos corinthianos e palmeirenses em São Paulo, uma verdadeira guerra declarada entre azuis e vermelhos. As vezes é engraçado pra quem é neutro ver de fora toda essa loucura futebolística, mas quando vem a pergunta: pra que time tu torce? Sei que fatalmente terei que responder Grêmio ou Inter. É a resposta esperada por quem pergunta, ou um, ou outro. Como já disse não respondo, prefiro dizer que não torço pra ninguém, o que soa como uma grande heresia pra um gaúcho de verdade tchê!!!
O grande constrangimento mesmo, aconteceu hoje.
Estava eu, muito a vontade e descontraído, em uma entrevista de emprego, com uma simpática entrevistadora, candidatando-me a um cargo bastante almejado. Tudo corria muito bem, até que ao final, me surge a pergunta surpreendente e fatal: Pra que time tu torce?
Senti naquele momento, em frações de segundos, que toda aquela bem sucedida entrevista podia cair por terra, com aquela simples e infeliz pergunta.
O que dizer numa situação dessas? Se já ficava sem graça e constrangido de dizer que não torcia pra time nenhum a qualquer pessoa que me questionasse e que não me daria nada em troca, imagine como não me senti naquele momento.
A moça do rh era tão querida, será que me desabonaria o simples fato de não gostar de futebol e não torcer pra ninguém?
Eu sabia o que ela queria ouvir: "Sou colorado!!!!" ou, "sou gremista fanático!!!!". Mas fiquei todo embaraçado e pra não me comprometer, respondi bem sem graça: "Eu gosto do Santos."
Como reação recebi um sonoro e enfático: " do Santos?????!!!!!!"
Definitivamente não era a resposta que ela esperava, eu poderia até dizer que torcia pro time rival ao dela, mas tinha que ser um dos dois. Afinal tô no Rio Grande do Sul pô!!! Eu sou gaúcho tchê!!!
Por fim, quando ela revelou que era colorada FANÁTICA, ainda tentei emendar dizendo que me simpatizava mais com o colorado mesmo. O que realmente é verdade, pelo simples fato de gostar mais de vermelho do que de azul, mas obviamente, que a emenda deve ter saído pior que o soneto.
O resultado da entrevista só saberei no decorrer da semana, mas independente do resultado, aprendi uma boa lição para evitar futuros constrangimentos.
A partir de agora quando alguém me fizer a pergunta fatal, responderei com outra pergunta: Primeiro me diz pra que time tu torce? E então obterei minha resposta.


Ps.: Perdoem-me fanáticos, mas vocês são insuportáveis!!!!!! HAHAHAHAHAHA

ABÇOS...


17 comentários:

Rafael Portillo disse...

Franqueza?

O texto está ótimo. Falta melhorar a organização dos paragrafos, para deixar o blog mais bonito...

http://raopo.com.br/

jonas Urubu disse...

não, definitivamente esse texto é sem propósito, tu escreve bem, mas seu texto se torna pobre no sentido da crítica: futebol é questão de gosto, assim como blogar: já pensou quão desgradável deve ser para alguém que odeia blogar quando lhe perguntam: vc bloga?

Rodrigo Campos disse...

Pior do que crer que gostar de futebol é uma obrigação, é ter que sustentar uma mentira tão tola, já pensou se acham que você é mesmo Santista e um dia após um jogo Grêmio e Santos, começam a te fazer perguntas ?

Fale desde o inicio, não, não gosto.

Eu não sou fanático por futebol, assisto quando tenho vontade, comento quando tenho vontade, fui pouquíssimas vezes no estádio, que torço para o tricolor paulista todos sabem, vez ou outra coloca a camisa oficial ou do campeonato, mas não me pergunte a escalação para os próximos 3 jogos.

Goste ou não goste, seja sincero, pequenas coisas mostram como você irá agir em grandes momentos.

Também creio que deverás melhorar um pouco a estrutura de seu texto.
Separe os parágrafos e os deixe mais curtos e sucintos.

Aguardo visita, até mais !

http://mixdefeijaocomarroz.blogspot.com/

eroticromanticvaniamara disse...

kkkkkkk Esdras adoro rir e tu sabes bem disto não é amigo? Adorei seu lado humorístico exposto , creio que pela primeira vez aqui.Sempre leio os seus textos esquecendo que quem escreve é o Esdras, pra mim o que excita é a consistência seja ela originária da sua realidade ou não..e se a intenção foi deixar fluir o lado engraçado de uma coisa tão simples como é a questão do gosto e que diga-se de passagem é um assunto um tanto quanto polêmico; valeu. E lembre-se que esta é a opinião de uma expectadora fã .Brinque sempre com as letras e mais que isto creia sempre no que gostas por que é isto que te torna autêntico.Bjos! Adorei!

Anônimo disse...

Olá!

Vi seu blog na sua participação no blog do Groo.

Concordo em gênero e grau sua visão sobre futebol, principalmente o lado sarcástico de você ver a "coisa". Também já sacaniei o tema em meu blog.

Tudo bém, o futebol tá no gosto de mundo, porém não me (nos) impede de ter outra visão.

Parabéns pelo artigo

Abs.

Flá Romani... disse...

Nossa que texto. Eu admiro qquer tipo de blog!!!

Parabéns pelo seu e pelo texto

Lidiane disse...

o pst esta perfeito gostei pra caramba parabens

http://epifannias.blogspot.com

Unknown disse...

pow texto d+++
muito bom
xD
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Marcelo A. disse...

Cara... Sinceramente?

Não sou nem um pouco fanático por futebol. Fora a Copa do Mundo, quando todo brasileiro vira técnico e quando o meu Fogão joga, nem ligo pro esporte bretão... Mas uma coisa eu garanto: ninguém passa incólume ao Maracanã. O dia em que você pisar no gramado do Maraca e ouvir a vibração daquela galera...

Eu tenho uma amiga que é uma Lady. A Bonequinha de Luxo, em pessoa. Eu a levei prum jogo. Putz! A menina perdeu a linha! Em três minutos tava xingando o juiz, cantando musiquinha e comemorando cada gol...

Coisa de doido...

Passa lá em casa. Te indiquei prum selo.

www.marcelo-antunes.blogspot.com

Marcelo A. disse...

Seguinte, Esdras:

Ou tu salva a imagem do selo no seu pc, tipo a gente faz com foto e depois publica no blog. Quando a gente posta uma mensagem, tem uma barra em cima do campo onde se digita o texto, certo? Ali, tem um botão com algo do tipo "Inserir imagem". Aí, você faz o processo normal, tipo quando se coloca foto no Orkut, no MSN ou até mesmo aqui, no perfil do Blog. Eu acho mais fácil você clicar sobre o selo, lá na minha página mesmo, copiar o atalho do link e nesse mesmo botão "Inserir imagem", cola-lo.

Deu pra entender ou te confundi ainda mais? Rsrsrs!

Qualquer dúvida, estamos aí... E valeu!

André Arteiro disse...

Kakakakakaka!!! Sei bem o que é isso. Também odeio futebol e não torço pra time nenhum e sempre fico constrangido quando me perguntam isso. Cada vez respondo um time, o primeiro que vier na minha cabeça, pra não ser mal visto pelas pessoas. Nisso, pra uns, sou Botafogo, pra outros Flamengo e por aí vai...

Rafael disse...

Não concordo muito contigo no aspecto de ter que mentir para não fazer feio. Tenho amigos que não gostam de futebol e também tenho amigos que vão a todos os jogos do seu time em estadios aqui em SP.

Não gostar de futebol não chega a ser uma heresia. Acho que você teria se dado melhor falando que não torce pra nenhum time em específico, animando-se somente com a copa por exemplo.

Mas ainda assim eu quero ver a sua cara dizendo 'Santos', hahaha. Deve ter sido hilária, ainda mais quando a entrevistadora confirmou o nome do time, hahaha.

--
Top 5
http://topcinco.com.br

..::Denny::.. disse...

olá!
Adoro encontrar blogueiros gaúchos o/
Então, por isso, entendi direitinho seu post, toda essa rivalidade grêmio x inter...
Confesso que não sou loooouca por futebol, fanática, nem um pouco! Mas sou gremista, sim. Assisto os jogos, torço, defendo, mas não, não sou fanática a ponto de discutir futebol com ninguém haha
Acho completamente ignorante essas rivalidades brutas que existem hoje em dia no mundo do futebol. Me desaponta muito e fico muito triste quando vejo que as pessoas levam muito a sério algo que foi criado para simples diversão.
Sou tricolor de coração, mas me dou muito bem com os colorados. Cada um com sua opinião ;)
Beijo!

Inez disse...

Gostei do seu texto, houve uma época que eu não gostava de futebol, por motivos profissionais comecei a assistir jogo, hoje gosto e sou corinthiana kkkkk.
Agora cá entre nós voc~e não acha que ten todo o direito de ter sua opinião e não gostar de futebol.
Ah! psicólogo tem de estar sempre bem informada sobre todos os assuntos por isso que aprendi a gostar de futebol.

Aspone disse...

Vou comentar só pra vc saber que eu li, mas sei lá, eu meio que gosto de futebol, então não vou falar mais nada!

Unknown disse...

kkkkkkkkkkk
cara muito bom

se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Equilibrista disse...

Isso me fez lembrar quando perguntei pra um amigo se ele tinha fé e eis que ele me responde:
TRICOLOOOORR!!!
Aí tivemos que combinar: Ele não falava de futebol (pq detesto) e eu não falava de religião.

E quem disse que adiantou? rsrs

Obrigada por visitar o Equilibrio Bambo.

Valeu.