segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O ANO NOVO E O GUERREIRO DA LUZ

por paulo coelho

Um guerreiro da luz nunca esquece a gratidão. Durante 365 dias passados, foi ajudado pelos anjos; as forças celestiais colocaram cada coisa em seu lugar e permitiram que ele pudesse dar o melhor de si. E foi ajudado por seus amigos, que estiveram do seu lado.

Um guerreiro não precisa que ninguém lhe recorde a ajuda dos outros; ele se lembra sozinho, divide com eles a recompensa e as decisões para o futuro.

Um guerreiro da luz respeita o principal ensinamento do I Ching: "A perseverança é favorável". Mas sabe que perseverança nada tem a ver com a insistência. Existem épocas que os combates se prolongam além do necessário, exaurindo suas forças e enfraquecendo seu entusiasmo.

Nestes momentos, o guerreiro reflete: "Uma guerra prolongada termina destruindo o próprio país vitorioso". Então retira suas forças do campo de batalha e dá uma trégua a si mesmo. Persevera em sua vontade, mas sabe esperar o melhor momento para um novo ataque.

Um guerreiro sempre volta à luta. Mas nunca faz isto por teimosia - e sm porque nota a mudança no tempo.

Um guerreiro da luz conhece seus defeitos. Mas conhece também suas qualidades.

Alguns companheiros queixam-se o tempo todo: "Os outros tem mais oportunidades que nós". Talvez tenham razão; mas um guerreiro não se deixa paralisar por isto; ele procura valorizar ao máximo as suas virtudes. Sabe que o poder da gazela é a habilidade de suas pernas. O poder da gaivota é sua pontaria para atingir o peixe. Aprendeu que um tigre não tem medo da hiena, porque é consciente de sua força.

Um guerreiro procura saber se pode contar com estas três virtudes: habilidade, pontaria e consciência de si mesmo. Se as três estão presentes, ele não hesita em seguir adiante. Se não estão, adestra-se até que possa confiar em suas atitudes.

Um guerreiro da luz, antes de entrar num combate importante, pergunta a si mesmo: "Até que ponto desenvolvi minha habilidade?".

Ele sabe que as batalhas que travou no passado sempre terminaram por ensinar alguma coisa. Entretanto, muitos destes ensinamentos fizeram o guerreiro sofrer além do necessário. Em mais de uma vez, ele perdeu seu tempo, lutando por uma mentira. Mas os vitoriosos não repetem o mesmo erro.

Um guerreiro não pode recusar a luta; mas sabe também que não deve arriscar sentimentos importantes, em troca de recompesas que não estão a altura do seu amor.

Por isso o guerreiro só arrisca o seu coração por algo que vale a pena.

5 comentários:

palavras ao vento disse...

muito bom a escrita...sempre gostei de ler paulo coelho ele e um mago das palavras...

mulherices disse...

Eu nunca tive muita paciência para as metáforas e simbolismos do Paulo Coelho - apesar de, ao contrário de muitos, não considerá-lo um escritor totalmente desprezível.

Mas ... é fim de ano, época de "reflexão", né? :)

Ok, vamos pensar nisso, em entregar o coração apenas às batalhas que realmente valeram a pena. :)

Marcelo A. disse...

Puxa, Esdras! Claro que eu adoro o seu blog! Sabe o que acontece? É tanta gente bacana, que a gente acaba esquecendo. Eu sabia que isso ia acontecer! E eu gosto tanto, mas tanto do "Borboletas" que até comentei sobre com o Luís, dia desses. Do quanto achava o seu blog bacana e você também, e pena não termos muito contato. Vai ver, foi por isso, né?

Que arroz e feijão o quê, mané! Seu blog é dez! EU RECOMENDO! Uahahahhaaaaaa!!!!

Abração e tudo de bom pra você, meu velho!

Pobre esponja disse...

Não sou muito fã dele, mas tenho de reconhecer que não li a obra dele. Mas, pelo que dizem, meio que entrei na conversa... esse ano leio ele.

abç
Pobre esponja

Gisa disse...

Ele sabe que as batalhas que travou no passado sempre terminaram por ensinar alguma coisa. Entretanto, muitos destes ensinamentos fizeram o guerreiro sofrer além do necessário. Em mais de uma vez, ele perdeu seu tempo, lutando por uma mentira. Mas os vitoriosos não repetem o mesmo erro.

Por isso o guerreiro só arrisca o seu coração por algo que vale a pena.

Amo essa parte...diz muito sobre mim. Amei conhecer o seu blog! Gostei de tudo que li. Parabéns! Abraços!