sábado, 13 de outubro de 2012

DA SÉRIE: OS FILMES DA MINHA VIDA - UM BEIJO ROUBADO (9)

Era 22 de maio de 2008, quinta-feira. Lembro nitidamente desse dia. Minha folga da cafeteria. Foi um dia especial por estar com colegas de trabalho pela manhã numa reunião da empresa, onde me diverti, apesar da ocasião não muito propícia. Reuniões de trabalho não costumam ser divertidas, ainda mais no dia da sua folga, mas essa foi. Depois, um almoço farto na companhia de colegas adoráveis. Quando anoiteceu, visitei uma amiga em seu apartamento no Bomfim. Batemos um papo gostoso sobre livros, viagens e gatos. Pra terminar a noite encontrei Murilo, Sérgio e Eduardo na Cidade Baixa e nos acabamos numa lanchonete em meio a muitas risadas e histórias engraçadas. Voltei pra casa passando mal de tanto que comi. Porém no meio da tarde, entre a reunião de trabalho e o encontro com amigos, o momento mais inesquecível do dia, a sessão do filme "Um Beijo Roubado" no cinema GNC do Shopping Moinhos de Vento. Aquele momento, os 94 minutos que fiquei completamente absorto naquela sala de cinema, foram de total ternura.

Era Norah Jones, a cantora de voz doce que eu tanto gosto que fazia sua estréia no cinema, já como protagonista. Uma mocinha romântica daquelas bem típicas, junto com nada mais nada menos, que meu muso Jude Law. O filme, um romance rasgado, bem água com açúcar, cheio de lágrimas, suspiros, desencontros e um arrebatador beijo roubado que resumi bem toda a história, era simplesmente irresistível, a minha cara.

"Um Beijo Roubado" reuniu todos os elementos que me encanta em um filme, um elenco apaixonante a começar pelos protagonistas já citados, tinha ainda a exuberante Rachel Weisz e a fofíssima Natalie Portman loira e de cabelos curtos, arrasando na pele de uma viciada em jogo. Uma trilha impecável e a fotografia estonteante.

Num texto que falava sobre o filme, a escritora Martha Medeiros o definiu como uma "poesia filmada". Concordo plenamente, acho que essa definição resumi bem o espírito desse romance que tem como título original "My Blueberry Nights" (Minhas noites de mirtilo), que é um título mais que perfeito. Porém, ele também poderia se chamar "Jornada de um coração partido" já que conta a história de Elizabeth, uma mulher que após ser traída e abandonada pelo  namorado começa a frequentar todos os dias o pequeno e charmoso café de Jeremy, local que costumava ir sempre com ele na esperança de reencontrá-lo. Lá, Elizabeth passa várias noites chorando suas mágoas para um paciente Jeremy, que a ajuda a afogá-las com deliciosas tortas de mirtilo, o reconforto da doçura. Só que diante da delicadeza frágil da machucada Lizzie é impossível para Jeremy não se apaixonar, mas para não parecer um aproveitador insensível ele age com muita cautela, mostrando seus sentimentos com toda a sutileza.

Algumas noites na companhia de Jeremy, regadas a muitas lágrimas e torta de mirtilo se passam, e Elizabeth, ainda machucada, decide viajar pelo estado pra tentar esquecer o homem que a abandonou. Com o coração partido, ela embarca numa jornada que lhe dará uma nova visão da vida, encontrando pessoas e vivenciando situações que a fazem amadurecer e entender que a dor é parte inevitável desse caminho que percorremos enquanto vivos. Aprendida a lição e refeita da dor, Elizabeth volta inteira e pronta para viver um novo amor ao lado de Jeremy.

  

Um comentário:

Caroline Guterres disse...

Esse filme realmente é fabuloso... Amo cada segundo dele! Me marcou muito!

Parabéns pelo seu Blog, não encontro palavras para descrever o quanto me senti feliz ao encontra-lo ao acaso na net. Postagens belas e de uma grandiosidade magnifica. Tens uma habilidade maravilhosa com as palavras. Ótima semana p ti!