domingo, 2 de dezembro de 2012

UMA DELICIOSA OVERDOSE DE REGINA DUARTE

Regina Duarte é visceral! Acho essa a palavra mais acertada para defini-la dentre tantos os adjetivos que poderia usar para elogiá-la. E digo visceral, não apenas como atriz, mas também como mulher, guerreira, batalhadora e apaixonada pelo ofício de atuar que ela é. Ela hipnotiza e comove apenas com seu firme e suave tom de voz, dentro e fora da ficção.

Fui hoje, conferir a exposição em sua homenagem, que proporciona ao espectador uma deliciosa viagem aos seus 50 anos de carreira. Poderia até ser suspeito pra falar, pois Regina é minha atriz preferida de todas de sua geração, mas falo com a boca cheia e sem nenhuma suspeita que está tudo maravilhoso. A exposição é um verdadeiro deleite para os fãs da atriz, como eu, e para qualquer pessoa que goste um pouquinho de novela e de arte em geral, vale muito a pena prestigiar esse trabalho belíssimo e caprichado que o curador Ivan Izzo preparou com tanto amor e carinho.

Ao entrar no Liceu de Artes e Ofícios aqui de São Paulo inicia-se um passeio fascinante pelos trabalhos de Regina, todos, sem exceção. São fotos, pessoais e profissionais, recortes de reportagens, cenas de seriados e peças projetadas em telões, entrevistas e cenas de diversas novelas espalhadas por televisores em cada cenário montado conforme a época em que foi exibido, objetos, figurinos, cartas, roteiros, camarins, tudo ao som das trilhas que embalaram cada trabalho marcante da atriz.

Ao adentrar o espaço já escuta-se "Futuros Amantes" na voz de Gal Costa, o que te coloca imediatamente no clima de uma viagem cheia de glamour e beleza, e passamos assim escutando "Tele-Tema", "Baby Can I Hold You", "Coração Pirata" e "Foi Assim" como se estivéssemos flanando pelo local. Fiquei lá quase três horas, mas a vontade era ficar muito mais pra explorar todos os detalhes que é impossível apreciar em apenas uma visita.

Visitar a Exposição: Espelho da Arte - A Atriz e Seu Tempo foi um programa bom demais, e o melhor, gratuitamente. Visitar o escritório de "Malu Mulher", entrar no espalhafatoso quarto da viúva Porcina de "Roque Santeiro" estar entre as sucatas da rainha Maria do Carmo e curtir o botequim da Raquel de "Vale Tudo" dentre tantos outros momentos, foi mágico, um  arrebatamento que se explica por uma grande "História de Amor" que tenho com a eterna namoradinha do Brasil.  

Nenhum comentário: