segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A ENTREVISTA


Que não sou fã de futebol muita gente sabe. Que não gosto do Neymar, apesar de achar ele uma gracinha, pouca gente sabe. Que o cara é um super jogador, ultra talentoso e blá blá blá o país inteiro já sabe. Como profissional, suas qualidades até então, são incontestáveis. Justifico minha implicância no fato dele ser marrento pra caramba, quase beirando a antipatia. Em nada lembra o jeito simples e bonachão de Ronaldo, a simpatia avassaladora de Robinho ou a educação refinada de Kaká. Só para citar alguns grandes jogadores que começaram tão jovens quanto ele.

Então, estava eu zapeando pelos canais de minha tv, que não é a cabo, no final da noite de um domingo, após chegar cansado do trabalho, desejando alguma coisa leve e interessante, missão praticamente impossível considerando o dia, o horário e as míseras opções de canais. Até que me deparo com um programa da Rede Tv chamado É Notícia. Na bancada um jornalista, que não conheço, entrevista Neymar. Parei e me detive na entrevista, que parecia poder ser interessante. Também quis me dar a chance de desfazer a péssima impressão que tenho do garoto, ou reforçá-la.

Durante a meia hora que se seguiu, consegui sentir pena do entrevistador, que guerreiro, tentou tirar leite de pedra até a última pergunta. E vergonha alheia por Neymar, que a cada pergunta se mostrava inseguro, desarticulado, sem argumentos. Um poço de falta de cultura e informação.

O anfitrião, conduziu belissimamente seu programa, fazendo ao convidado, sempre de forma simpática, os mais diversos tipos de pergunta. De política
á racismo, de cinema à homofobia, Neymar perdeu uma ótima oportunidade de mostrar que não é só um pirralho de 19 anos imbecilizado, que a única coisa que sabe fazer direito é jogar futebol, ainda que isso pareça suficiente para muitas pessoas.

A seguir uma pequena amostra do nível intelectual do garoto prodígio:

PERGUNTA: O que você acha do sexo antes do casamento?
RESPOSTA: Eu sou evangélico e acho que tem que ser feito com a pessoa que se ama.

Oi? Como assim? Evangélico não é o Kaká que casou virgem? Será que Neymar amava tanto assim a menina de 17 anos que ele engravidou, a coisa de um ano atrás, e antes da criança nascer já tinha dado um pé na garota?

P: O que você acha do aborto? A mulher que aborta merece ser presa?
R: Sou contra o aborto. Se a mulher merece ser presa ou não eu não sei, mas sou contra.

P: Você já pensou em se envolver na política daqui a alguns anos como Romário?
R: Não.

P: O que você acha da Dilma?
R: Desejo muita sorte pra ela.

P: E do Lula?
R: Um guerreiro, batalhador.

P: Do Barack Obama?
R: Orgulho negro.

P: O que você pensa sobre a legalização da maconha?
R: (Gaguejando) Eu não concordo porque faz mal.

P: Jogador deve fazer propaganda de cerveja?
R: (Inseguro) Tudo bem, desde que ele não beba.

P: Qual sua opinião sobre a homofobia?
R: (Gaguejando e inseguro) É muito triste mal tratar alguém por uma escolha que ela fez. Se é uma escolha e não influencia, não acho certo.

P: Um filme...
R: Tem vários. Eu gosto de comédia.

P: Cita um preferido...
R: !!! Gosto muito de um seriado chamado Two And A Half Men (o entrevistador perguntou filme, mas ele não lembrou nenhum, coitado!)

P: Um diretor de cinema...
R: Steven Spielberg e Jorge Fernando.

Jorge Fernando é um ótimo diretor de televisão, mas filmes dirigiu pouquíssimos e está longe de ser o melhor do cinema nacional. Essa pergunta parece que foi pra tirar um sarro do menino, nem eu acreditei quando ela foi feita, imagina a cara dele. Querer que boleiro entenda de direção de cinema é um pouco demais.

P: Cantor preferido?
R: Thiaguinho, Péricles, Alexandre Pires, Gustavo Lima, Luan Santana... (só a nata da música brasileira quá quá quá!!!)

P: Cantora?
R: Ivete Sangalo e Claudia Leite (soltei um grito quando ele citou a última, Claudia Leite é de lascar!!!)

P: Um livro...
R: 'Transformando Suor Em Ouro' do Bernardinho (quem é Bernardinho? ah lembrei, o técnico de volley)
Deve ter sido o único livro que ele leu na vida, se é que leu mesmo.

Resuma da ópera: palmas para Kennedy Alencar (esse é o nome do bravo apresentador do programa) e vaias para Neymar, que cortou um dobrado pra não parecer mais tapado do que realmente é ao ser questionado sobre assuntos que sinceramente pra sua rica carreira não fazem muita diferença.

Concluo enfim, que Neymar é mesmo só um pirralho de 19 anos, que está ficando milionário com o futebol, porém muito, muito, muito pobre de espírito.

Nenhum comentário: