domingo, 27 de janeiro de 2013

QUASE





O "quase", pode ser uma ilha de angústia e frustração ou um recanto de alívio e gratidão.


Um recanto, para quem quase foi pego pelo carro que vinha em alta velocidade. Uma ilha, para quem quase se casou com o amor de sua vida.

Um recanto, para quem quase se casou com a pessoa que não amava. Uma ilha, pra quem quase passou no vestibular mais concorrido de todos.

Um recanto, pra quem quase levou um tiro durante um assalto. Uma ilha, pra quem quase conseguiu aquele emprego, após uma série de entrevistas e seleção.

Um recanto pra quem quase transou sem camisinha. Uma ilha, pra quem quase foi morar no exterior.

Um recanto pra quem quase revelou um segredo que não devia. Uma ilha pra quem quase abortou um filho desejado.

Um recanto pra quem quase foi despedido do emprego que precisava muito. Uma ilha, pra quem quase ganhou aquela promoção tão sonhada.

Um recanto, pra quem quase detectou um câncer tarde demais. Uma ilha, pra quem quase se declarou e quase ganhou um beijo na boca de um grande amor platônico.

Para o bem ou para o mal, o fato é que o "quase" tem um sabor azedo-quase-amargo. Passamos por aquela situação desagradável de quase sermos felizes ou infelizes. Não atingimos a meta desejada ou indesejada, mas vivemos a angústia, a expectativa, o medo, o pavor. Saímos do quase nos sentindo fracassados, mesmo que aliviados e gratos, porque algo não muito louvável nos levou a quase fazer uma besteira, ou a quase perder algo que não devíamos. Estamos envolvidos naquela situação de qualquer forma. E quanto mais "quases" vamos acumulando na vida mais frustrados e derrotistas podemos ficar, ainda que alguns deles sirva pra nos fazer sentir vitoriosos.

Ninguém suporta viver uma vida inteira no quase. Muitos "chutam o pau da barraca" e fazem acontecer, por que sabem que não dá pra viver a mercê do acaso, esperando que o destino dê as cartas, e que, se não agarrarem com força a vida nas mãos a felicidade, que é o alvo principal de todos nós, quase escapa por entre os dedos. E depois de tanta batalha, não dá pra quase acertar a seta.

Nenhum comentário: