sábado, 29 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012

Enfim, 2012 foi um ano cheio, cheio de preocupações e angústias. E como esta é a última postagem do ano, nada melhor do que fazer uma curta retrospectiva, pra exorcizar de vez tudo que foi indigesto. Sem querer ser negativista, houve pouquíssimos momentos de deleite e prazer em minha trajetória esse ano. Posso contar nos dedos quais foram eles. 

O dia em que estive com Pilar e passamos uma noite extremamente agradável, saboreando um delicioso buffet de sopas na confeitaria Bella Paulista, onde conversamos sobre tantas coisas que precisavam serem ditas, refletidas e ponderadas, e tiramos fotos e vimos gente famosa e fizemos compras. Foi um dia marcante e gratificante pra mim que ficou gravado na memória e perdido naquele friorento mês de maio. Também em maio, matei 3 dias de trabalho e fiquei um fim de semana inteiro refletindo sobre meu destino na Livraria Cultura. Foram 3 dias decisivos e reparadores, em que ocorreu a virada cultural, com manifestações artísticas gratuitas por toda a cidade de São Paulo e nesse embalo tive uma noite deliciosa numa baladinha bem trash na Rêgo Freitas, acompanhado de Said e um namoradinho que ele tinha na época. O lugar não era dos melhores, mas a noite foi regada a muita música e risada, foi ótimo. Falando ainda de momentos bons, não posso negar que ser selecionado pra trabalhar na Cultura, uma livraria que sempre sonhei estar como funcionário, foi um grande momento de alegria e êxtase. Mal sabia eu o que me esperava.

Dois mil e doze foi um ano em que fiquei à margem, a beira de um ataque de nervos. Tinha sempre algo fabuloso prestes a acontecer, mas a bola sempre batia na trave, todas as vezes, o tempo todo. A começar pela faculdade, a tão desejada faculdade, o bendito curso superior, que quando tudo parecia estar encaminhado pra grande realização em terras são paulinas, a pedra no meio do caminho. Adiei o curso de letras porque não havia formado turma no campus Vergueiro, próximo de casa, e eu não tinha a possibilidade de estudar em outro campus. Falta de organização da universidade e falta de um plano B da minha parte. Atordoado parti pras lamentações e chororôs, até receber uma ligação do RH da livraria. Entre o telefonema, os testes, a contratação e meu pedido de demissão da Dedic, correram uns 7, 8 dias. Parecia perfeito, mas tudo se tornou um pesadelo em bem pouco tempo.

A distância no trajeto casa-trabalho-casa, a arrogância e hostilidade de certos colegas, a falta de interesse e má vontade dos tutores em explicar o ofício e erros gravíssimos envolvendo salário e benefícios. Por maior paixão que eu tivesse pelos livros e maior desejo de fazer parte da equipe Livraria Cultura, que confirmo com convicção é a melhor rede de livrarias do Brasil, não teria como suportar tantos dissabores de uma só vez. Fiquei os 3 meses da experiência e saí com uma sensação de liberdade e tristeza. Me senti leve e livre de tanta gente maldosa e de energia pesada, mas também triste por constatar que a realidade muitas vezes é completamente diferente dos sonhos que a gente acalenta, infelizmente pra pior.

Saindo da Cultura curti umas duas semaninhas de puro ócio, até entrar numa fria, menos pior que a anterior, mas uma fria de qualquer jeito. Fui trabalhar na Intervalor, uma empresa de tele-cobrança, pois é, acabei voltando pro telemarketing. Ambiente agradável, pessoas legais, mas salário completamente incompatível com as minhas necessidades. Depois de dois meses, estava em total desespero, precisava de outro emprego o mais rápido possível. Aluguel atrasado, contas acumulavam, socorro, alguém me ajuda! No início de setembro estava eu, começando tudo de novo no Carrefour, sim, o supermercado, como recepcionista de caixa. Trabalho humilde, estressante, cansativo, mas digno. E hoje afirmo com toda a convicção do mundo, quero e pretendo ficar no mínimo um ano nesse lugar e até agora estou suportando bem, sem grande sofrimento. É tudo uma questão de foco. Entrei cheio de expectativas na Cultura e me ferrei, sem expectativas nenhuma no Carrefour quem sabe atinjo meus objetivos tão acalentados.

Mas nem só de trabalho foi feito meu ano, também teve brigas, reencontros, reconciliação e uma pequena viagem. 

Briguei com Luli em fevereiro, rompemos e ficamos três meses sem nos falar. Em maio, voltamos as boas. Em junho, minha mãe passou por aqui antes de viajar pra Sergipe, ficou 3 dias comigo. Passeamos e matamos a saudade. Na volta pra casa passou novamente por aqui. O que acabou causando um estresse idiota e desnecessário com a proprietária do prédio, que não permite visitas. Mas que se dane, jamais deixaria de receber minha mãe por causa de uma regra radical e imbecil. Em julho discuti virtualmente com Everton, ele me excluiu do facebook e paramos de nos falar até poucos dias atrás. Em 23/12 tivemos um almoço de reconciliação. Antes dessa pequena rixa, em 19 de junho fizemos um café na casa dele, juntamente com João, em comemoração a um ano meu aqui em São Paulo. E em Novembro, aproveitando alguns dias de folga do Carrefour, consegui viajar até Capão da Canoa. Foram apenas três dias, mas deu pra aquietar meu coração, que já estava indócil por não poder rever os amigos e a cidade que me foi tão acolhedora no período em que lá vivi. Revi Daniel, Luísa, Jennifer, Adelane mas não consegui rever, Robson, Vagner, Jonas e tantos outros. Comi a comidinha incomparável de mamãe. Fui recebido por um churrasco sensacional, preparado inacreditavelmente pelo meu pai, que está de volta sob o mesmo teto que a esposa que ele abandonou, provando mais uma vez que o mundo dá muitas voltas.

Por fim, foi um ano emocionalmente turbulento, mas sem paixões platônicas, o que já é uma grande vantagem. Foi o ano em que comecei a escrever meu primeiro livro e ainda não consegui terminar o primeiro capítulo, mas tudo bem, o importante é persistir. Foi um ano que me maltratou um pouquinho, mas só pra não perder o lugar comum, saio dele mais forte, desejando pra 2013 os mesmos desejos que ainda não realizei e com a mesma fé de sempre. No dia 31 estarei na praia e pedirei tudo igualzinho a anos anteriores, quem sabe dessa vez dá certo.

Um comentário:

Caroline Guterres disse...

☆ 。 ★。 ☆
。☆ 。 。☆
★。\|/。★
Feliz Ano Novo!
★。/|\。★
。☆。 。☆。。
. ☆。★。 ☆